Boas Práticas e recomendações em tempos da Covid-19
Por: Suellen Toledo – Nutricionista do Grupo Tria, CRN3: 52254 (empresa especialista em controle de qualidade dos alimentos), conteúdo produzido exclusivamente para clientes da SUPERFOOD CONTÁBIL.
As Boas Práticas de Manipulação e Fabricação dos Alimentos são práticas essenciais de higiene e organização que devem ser seguidas pelos manipuladores, afim de produzir alimentos seguros e prevenir doenças transmitidas por alimentos.
Com a pandemia do novo coronavírus o controle dos procedimentos higiênicos nos serviços de alimentação, desde a produção até a comercialização dos alimentos, tornou-se um dos assuntos mais comentados pelos consumidores e pela mídia. Apesar de os estudos feitos pela Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (European Food Safety Authority – EFSA) concluírem que o vírus não é transmitido pelo consumo de alimentos, as boas práticas ficaram em alta, pois os cuidados no manuseio dos alimentos são sempre necessários. E dentro de um serviço de alimentação a transmissão do vírus pode ocorrer por outros meios, como o contato entre pessoas (durante o preparo, atendimento, consumo, entregas, etc), ou contato com superfícies e objetos contaminados (móveis, embalagens, utensílios, sacolas, dinheiro etc).
Confira algumas recomendações para prevenção da Covid-19:
- Disponibilizar pia com água e sabonete líquido para os colaboradores, e também distribuir recipientes de álcool em gel 70% em pontos estratégicos do estabelecimento para que os clientes façam a higienização das mãos;
- Todos as pessoas que estiverem no local devem fazer o uso de máscara. É importante que consultem os decretos e normas da sua região, pois no Estado de São Paulo, conforme determinação do Decreto de Lei nº64959 de 04/05/2020, é obrigatório o uso de máscara também pelos colaboradores, sendo assim, é de responsabilidade do empregador fornecer o EPI para os seus colaboradores utilizarem durante o turno de trabalho;
- Manter os ambientes ventilados;
- Aumentar a frequência de higienização de superfícies, equipamentos e ambientes (principalmente maçanetas, corrimãos, interruptores, máquinas de cartão, teclados, etc);
- Realizar a higienização das embalagens dos alimentos antes do armazenamento e utilização ou consumo;
- Se possível trabalhar com reservas de assentos para clientes, e evitar atividades promocionais para que não haja aglomerações no local;
- Manter distanciamento de dois metros entre as mesas;
- Manter sinalização para distanciamento dos clientes em filas;
- Mesas e cadeiras devem ser higienizadas entre todas as trocas de clientes;
- Disponibilizar cardápios que não necessitem de manuseio, ou que sejam descartáveis, ou cardápios que possam ser higienizados;
- Fornecer temperos e condimentos em sachês e entregar diretamente ao cliente;
- Fornecer talheres descartáveis ou embrulhados individualmente aos clientes;
- Estimular o pagamento por meios digitais (QR code, aproximação ou cartões);
Ao colocar em prática as recomendações citadas, você e sua equipe estarão fornecendo não só alimentos, mas também um ambiente e experiência mais seguros para os clientes. E a segurança vem sendo um dos itens mais procurados pelos consumidores, portanto os cuidados de higienização e as boas práticas serão seus principais aliados neste momento de retomada.
Para entrar em contato e saber mais sobre os serviços prestados pelo Grupo Tria, parceiro exclusivo da SUPERFOOD CONTÁBIL, utilizem os canais abaixo:
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