Cuidados importantes na higienização de utensílios e equipamentos
Você que tem uma empresa do ramo alimentício já sabe quais são os Cuidados importantes na higienização de utensílios e equipamentos?
Por: Suellen Toledo dos Santos – CRN3: 52.254/ Especialista do Grupo Tria
Dentro de um estabelecimento comercial voltado para área de alimentos há diversos equipamentos e utensílios que compõem a estrutura do local. A higienização completa e minuciosa de cada um deles é um dos principais fatores envolvidos na segurança dos alimentos produzidos.
Durante a manipulação dos alimentos são agregados diversos microrganismos provenientes de cada uma das etapas que ocorrem durante os processos de produção, e grande parte vem do contato com superfícies, equipamentos e utensílios, portanto se não estiverem adequadamente higienizados podem acarretar produtos finais contaminados, e colocar em risco a saúde do consumidor.
Para garantir uma higienização adequada dos equipamentos e utensílios é necessário que haja padrões definidos de como realizar o procedimento, ou seja, que o local possua o POP (Procedimento Operacional Padronizado) de como deve ser realizada a limpeza e desinfecção de cada um dos objetos.
Deve-se haver o responsável pelo procedimento, quais outros equipamentos/utensílios serão utilizados, quais produtos químicos usar, e em que frequência deve ser feito. Desta forma é possível ter melhor controle quanto à higienização e organização do local.
Alguns cuidados que devemos ficar atentos:
- Na compra dos equipamentos/utensílios verifique se há orientações específicas para limpeza fornecidas pelos fabricantes, caso tenham, siga-as;
- Redobre a atenção em partes pequenas, partes móveis, frestas e cantos, pois são locais com grande potencial para acúmulo de resíduos;
- Utilize sempre produtos químicos neutros, pois produtos com cheiro/odor podem aumentar o risco de contaminação, e realize a diluição correta dos produtos quando for o caso;
- Realize o enxague com atenção para que não fique restos de produtos químicos;
- Dê preferência para deixar secar naturalmente, assim evita-se a recontaminação caso a secagem não seja feita corretamente;
Lembre-se que todos os cuidados são válidos quando se trata de higienização, afinal ela é sua aliada na qualidade e segurança dos alimentos e na satisfação do seu cliente.
Precisa de ajuda com a higienização de utensílios e equipamentos?
Fale com a TRIA, especialista em segurança e qualidade de alimentos!