Controle o estoque de seu Supermercado e pague os impostos corretamente
Por: Leonardo Bastos
CEO – SUPERFOOD CONTÁBIL
Um dos maiores desafios do setor de supermercados encontra-se na gestão de seu estoque. A quantidade de itens, diversidade tributária, porcentagem de perdas, entre outras questões, fazem com que esse assunto seja um causador de grandes desafios para os supermercadistas.
Contudo, o controle de estoque de um supermercado pode mudar totalmente sua situação gerencial, tributária e financeira.
Quais são os prejuízos causados pela falta de controle de estoque?
Diversos pontos importantíssimos em um supermercado estão diretamente ligados ao estoque e errar no controle do mesmo, significa errar também nesses outros setores ligados a ele.
Um problema que pode ser rapidamente gerado em um supermercado que não possui controle de estoque é a falta de dados gerenciais da empresa, se não existe o controle dos produtos comprados e vendidos, perdas e custo, não existe um meio de se enxergar os resultados contábeis do negócio, o que pode levar a tomada de decisões erradas.
A tributação se trata de um tema diretamente ligada ao controle de estoque, seja por conta do cadastro de produtos com a correta indicação dos impostos, perdas e devoluções ou até mesmo no que diz respeito ao custo da mercadoria vendida, mais conhecido como CMV.
O CMV gera impacto imediato no calculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Liquido (CSLL), pois se trata de uma dedução da Receita Bruta, que posteriormente será tributada por esses dois impostos.
Por derradeiro, a falta de controle de estoque pode gerar também problemas financeiros para o negócio, pois no setor de supermercados onde a margem de lucro é extremamente baixa na maioria dos casos, comprar produtos a mais por não ter um controle adequado, pode tirar dinheiro do caixa que deveria ter outros destinos, até mesmo o próprio lucro dos sócios.
Como melhorar o controle de estoque?
Além do controle de estoque, é necessário também que se faça periodicamente o inventário da loja, para que o valor do estoque final a ser utilizado pela contabilidade seja o real da empresa.
Todo esse controle pode ser realizado com o mais simples sistema de qualquer supermercado, contudo, existem sistemas especializados em supermercados que pode facilitar e muito o trabalho a ser desenvolvido, deve-se avaliar os custos e os benefícios, para que se chegue no melhor cenário para a empresa.
De qualquer forma, é fato que o controle do estoque de um supermercado se trata de um trabalho essencial, que além de ser obrigatório pela legislação tributária, também pode gerar uma grande economia financeira.
A Superfood Contábil através das tecnologias utilizadas em sua metodologia de trabalho, ajuda os supermercadistas de maneira direta, nessa árdua tarefa de controlar seus estoques.
Precisa de ajuda com seu estoque? Fale com a SUPERFOOD CONTÁBIL!