Como abrir um minimercado
Você sabe quais são os principais pontos a serem analisados no momento de abrir seu minimercado?
Quando o assunto é minimercado, devemos entender que existem diferentes entendimentos envolvidos, como por exemplo, o faturamento mensal. Alguns entendem como minimercado aquele que fatura ate 100 Mil/Mês, outros mais ou ate menos.
Sendo assim, aqui vamos tratar como minimercados aqueles que faturam ate R$ 250 Mil/Mês.
Podemos listar como pontos iniciais importantes:
- Definir o local através de um plano de negócios;
- Desenvolver uma marca atrativa;
- Definir o capital inicial necessário;
- Decidir o sistema operacional a ser utilizado;
- Realizar a regularização da empresa junto aos órgãos competentes;
- Realizar o planejamento tributário;
- Encontrar bons fornecedores;
- Definir a contratação de colaboradores;
Vamos entender cada ponto
Definir o local através de um plano de negócios
É muito comum ver empresas fechando ou não indo tão bem em seus negócios simplesmente por não ter escolhido o local ideal para sua sede. Portanto antes de abrir seu minimercado, estude bastante o local desejado, faça visita a possíveis concorrentes, questione possíveis clientes. Enfim, tente resolver o problema de um bairro ou localidade que possam ter a necessidade de ter seu minimercado por perto.
Desenvolver uma marca atrativa
A cada dia que passa os consumidores se tornam ainda mais exigentes, buscando coisas personalizadas e diferenciadas, portando, criar uma marca atrativa é crucial para o sucesso de seu minimercado.
Podemos utilizar como exemplo uma onda muito forte na atualidade que são os “hortifrútis Prime”, temos inúmeras marcas atuais crescendo muito por utilizar-se desse conceito. Antes de criar sua marca, pense no seu consumidor, ou seja, quem você deseja atrair. Se deseja atrair clientes de classe C e D por exemplo, talvez ter uma marca com indicadores de que seu preço é o melhor é uma ótima ideia. Mas se deseja atrair consumidores A e B, uma marca que transmita que seu minimercado é especial, prime, ou seja, de alta qualidade, com certeza terá tudo a ver.
Mas lembre-se, a marca atrai, mas você deve entregar o que ela promete para que fidelize o cliente.
Definir o capital inicial necessário
Obviamente que todos sabem que para abrir um minimercado, deve se ter capital, mas saber exatamente de quanto precisa é que se torna um desafio.
O capital inicial não deve conter apenas os valores a serem investidos em ativos, mas sim em capital de giro, pagamento de salários, despesas fixas e variáveis, pois deve-se lembrar que é possível que a empresa não gere lucro nos primeiros meses.
Decidir o sistema operacional a ser utilizado
O sistema operacional/fiscal não serve apenas para emissão de documentos fiscais para o governo, mas também para te auxiliar no cadastro de estoque, gestão financeiro, compras entre outras tarefas de seu minimercado.
Existem diversos sistemas no mercado, com diferentes investimentos, o que possibilita que qualquer empresa possa utilizar uma tecnologia, mesmo que seja a mais simples.
Realizar a regularização da empresa junto aos órgãos competentes
Esse é o momento de colocar as ideias no “papel”. Procure um escritório contábil especializado em minimercados para te auxiliar na abertura da empresa, assim como na providencia de alvará de funcionamento e de vigilância sanitária e bombeiros por exemplo.
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Realizar o planejamento tributário
Aqui está um dos pontos em que mais se cometem erros no momento de abrir um minimercado. Muitos simplesmente optam pelo Simples Nacional, achando ser a melhor opção para o inicio, mas isso não é verdade.
Deve-se realizar um estudo através de profissionais especializados, com certeza algumas pessoas podem achar que isso irá elevar seus custos inicialmente, mas se você esta querendo abrir um minimercado, tenho uma ótima noticia, a Superfood Contabil empresa 100% focada no ramo, realiza esse estudo gratuitamente para você.
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Encontrar bons fornecedores
Podemos dizer que a compra pode definir sua lucratividade.
Qualquer economia que se tenha na compra, se transforma em lucro na venda. Mas não se esqueça da qualidade, pois de nada adianta ter uma ótima margem se você não vender.
Procure fornecedores que se comprometem com seu minimercado, te levem qualidade a um valor justo, para que você possa competir no mercado.
Alguns grandes fornecedores podem ate te ajudar com experiência de negócios, através de vendedores que farão visitas em seu minimercado.
Definir a contratação de colaboradores
Existe um método de gestão extremamente eficaz chamado de 3P, que significa Produto, Processo e Pessoas.
Isso quer dizer que para seu sucesso, você deve ter bons produtos, um ótimo processo, mas também excelentes pessoas ao seu lado.
Muitos minimercados acabam não dando certo por conta da falta de pessoas bem treinadas e verdadeiramente comprometidas com o negócio.
Fique ligado!
Abrir um minimercado possivelmente é um sonho para você, então não faça isso sem o acompanhamento de pessoas que irão te ajudar de verdade.
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Autor: Leonardo Bastos
CEO Founder – SUPERFOOD CONTABIL