Conhecendo o perfil do consumidor pós Covid-19
Por: Suellen Toledo – Nutricionista do Grupo Tria, CRN3: 52254 (empresa especialista em controle de qualidade dos alimentos), conteúdo produzido exclusivamente para clientes da SUPERFOOD CONTÁBIL
Com a autorização para a reabertura gradual do setor de alimentação em diversas cidades, muitos empresários do ramo correram para adequar-se a todos os protocolos de segurança obrigatórios. Além disso, é preciso adequar-se também ao novo perfil de consumidores que vem por aí.
O que muda no perfil dos consumidores pós COVID 19?
A pandemia do novo coronavírus fez com que grande parte das pessoas criassem novos hábitos e mudassem o modo de agir e pensar. Segundo pesquisas, o consumidor pós Covid-19 tende a ser mais autônomo, solidário e cuidadoso com a saúde, sendo assim, ele passará a ser mais criterioso e observador ao fazer escolhas, como por exemplo, escolher um local para fazer suas compras ou se alimentar.
O que as empresas devem fazer para atender as novas exigências desses consumidores?
Alguns pontos serão primordiais na tomada de decisão do consumidor, e um dos mais relevantes será quanto a higiene e limpeza dos estabelecimentos, sendo importante deixar claro aos clientes todas medidas de higiene realizadas pelo local, passando a ele segurança e demostrando cuidado.
Pensando na questão de consumidores mais solidários, é interessante expor os valores por trás da empresa, e, participar e promover ações solidárias, pois o envolvimento nesse tipo de trabalho trará grande visibilidade e reconhecimento.
A tecnologia será uma importante aliada no momento, ela possibilitará que os clientes tenham mais autonomia. Desta forma, investir em alguns serviços digitais, como exemplo: agenda de horário e reserva de mesa por aplicativo, cardápio digital com acesso por Qr Code, pagamento por meio de aplicativos de carteiras digitais e/ou utilizando cartão por aproximação, trará também mais conforto, agilidade, segurança e liberdade ao consumidor.
A presença da empresa em redes sociais e canais online, e a interação com os clientes por essas vias tornou-se primordial durante a pandemia, e será de grande valia para a retomada dos negócios.
Outro serviço que foi ampliado durante a pandemia, e veio com força para ficar, é a comodidade de ter suas comidas preferidas em casa por meio do delivery, e os estabelecimentos que não tinham o serviço precisaram se adaptar as pressas, mas é bom terem ciência de que ele ainda será a preferência de muitos mesmo com a reabertura.
O novo consumidor está atento aos protocolos anunciados na mídia, as mudanças e inovações empregadas nos estabelecimentos, aos atendimentos recebidos, e tende a valorizar cada vez mais suas experiências fora de casa. Sendo assim, cabe aos empresários uma atenção extra para tornar essas experiências agradáveis e seguras para seus clientes.
Para entrar em contato e saber mais sobre os serviços prestados pelo Grupo Tria, parceiro exclusivo da SUPERFOOD CONTÁBIL, utilizem os canais abaixo:
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