skip to Main Content
Os Detalhes Da Contabilidade De Supermercado

Os detalhes da contabilidade de supermercado

Por: Leonardo Bastos
CEO – SUPERFOOD CONTABIL

Qual é diferença de uma contabilidade de supermercados para as demais?


Todas empresas devem seguir as normas contábeis regulamentadas, contudo, o que trago nesse artigo são as peculiaridades e detalhes presentes na contabilidade de supermercados.
No varejo em geral temos alguns pontos específicos que devem ser observados para que não se gere equívocos no momento da contabilização, que são:

1) Modalidade de recebimento de clientes;

2) Método de apropriação do custo (CMV);

3) Utilização da conta Caixa;

4) Tributação;

No item 1, modalidade de recebimento de clientes, temos o desafio inicial de que se tratam de milhares desses clientes e não possível nem mesmo viável que se tenha uma conta contábil para cada um deles, o que leva muitas vezes a utilização de uma conta contábil de “Clientes Diversos”.
Essa conta de clientes também, deve ser criteriosamente acompanhada, pois normalmente deve-se realizar as baixas desses “Clientes a Receber”, uma vez que em 99% dos casos o cliente compra e já realiza o pagamento, mesmo que seja na modalidade de cartão de credito.

Vamos falar de CMV?

No item 2, método de apropriação do custo, diferente de uma indústria onde deve se calcular o custo da produção CPV, nesse caso, utilizamos o CMV (custo das mercadorias vendidas).
Nesse ponto deve-se ter extrema atenção, pois diversos profissionais de contabilidade acabam entendendo como CMV as perdas do açougue e hortifrúti por exemplo. Essas perdas são sim dedutíveis de imposto de renda, mas por não ser um custo de mercadoria vendidas mas sim “pedidas”, devem ser alocadas em outra conta contábil.

Conta Caixa na contabilidade de supermercados

Desde 2019 essa conta “Caixa” vem sendo mais observadas por contadores e principalmente pela Receita Federal.
Uma vez que essa conta era extremamente utilizada para a realização de “ajustes contábeis”, o governo começou a apresentar maiores esforços na fiscalização da mesma.
Quando falamos de supermercados, a conta caixa é extremamente utilizada e por isso deve ser um ponto onde o profissional de contabilidade deve expressar extrema cautela, para que haja erros ou falhas.

Tributação de um Supermercado

O pagamento de impostos em supermercados se trata de outro assunto extremamente importante. Na grande maioria dos casos, supermercados devem estar enquadrados no Lucro Real, para atingirem uma tributação viavel, que fica em torno de 1,5% a 3% de seu faturamento.
Uma empresa de contabilidade especializada poderá ajudar nesse momento.

Para que mais serve a contabilidade de supermercados?

Acima falamos sobre as obrigações legais que envolvem a contabilidade, mas será que devemos parar por ai?
A contabilidade além de cumprir com a exigibilidade do governo, deve sempre ser utilizada como um meio de levar aos sócios do supermercado, as informações necessárias no momento de se tomar decisões importantes.

Uma contabilidade gerencial, pode levar aos supermercadistas, informações indispensáveis, como por exemplo, sua margem de lucro de determinado período, suas despesas fixas entre outras informações.
Desta forma fica claro que um Supermercado, necessita de uma grande atenção quando o assunto é sua contabilidade não é?
Portando, no momento de escolher a empresa que executar esse papel em seu Supermercado, busque especialistas em seu seguimento, pois os resultados serão incrivelmente melhores.
Já conhece os trabalhos da Superfood Contabil?
Fale conosco: (11) 99445-3075  (11) 4803-1887

 

Botao Orcamento Gratis Evolucaobh - Contabilidade especializada | Superfood Cont?bil

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
O setor de alimentao um dos favoritos dos empreendedores…
Cresta Posts Box by CP