Recomendações e adequações estruturais em tempos da Covid-19
Por: Lais Costa – Nutricionista do Grupo Tria (empresa especialista em controle de qualidade dos alimentos), conteúdo produzido exclusivamente para clientes da SUPERFOOD CONTÁBIL.
A estrutura de um estabelecimento do serviço de alimentação deve atender a uma série de exigências estabelecidas nas legislações sanitárias, no entanto, em alguns momentos deixam de ser prioridade, seja pelo investimento necessário ou pela estrutura do imóvel.
Em tempos de pandemia e após a liberação da reabertura do comércio, as adequações estruturais se tornaram um pré-requisito para adequação aos protocolos sanitários.
A pandemia da Covid-19 veio para nos mostrar que algumas exigências são de extrema importância, e algumas delas primordiais, como por exemplo, a pia de higienização de mãos para os funcionários e clientes, considerada como principal forma de prevenção da Covid-19, também é fundamental para minimizar as doenças transmitidas por alimentos (DTA).
A cultura de higienização de mãos de forma constante é de extrema importância e principalmente em tempos de pandemia.
Outra adequação estrutural necessária é o distanciamento entre as mesas e cadeiras. Lembrando que quando não for possível a retirada das mesas e cadeiras, é possível colocar a informação através de um adesivo ou informativo que aquela mesa/assento não está disponível para segurança do cliente.
Os locais reservados para pagamento, recepção e balcão de atendimento devem ser adaptados com barreira física de material de fácil higienização. O acrílico vem sendo bastante utilizado, mas é apenas uma das diversas opções que estão disponíveis no mercado neste período, procure a opção que melhor atende nas questões de custo, benefício e qualidade.
Para os locais que contam com o sistema de autosserviço, recomenda-se que um funcionário paramentado com máscara, luva e avental sirva os clientes.
Caso não seja possível, deve ser instalado barreiras físicas como protetor salivar e seja higienizado com frequência os utensílios e bancadas onde o cliente realiza o contato.
Quando o assunto é higiene o álcool em gel vem como complemento na prevenção da Covid-19 e deve ser disponibilizado para clientes e funcionários, podendo ser dispostos em dispensers ou totem com acionamento por pedal. Nas mesas deve ter um recipiente com álcool para uso dos clientes ou pode ser disponibilizado em sachês individuais.
A ventilação do estabelecimento é bem importante, o local deve ser bem arejado e é recomendado que as portas e janelas fiquem abertas para que aconteça a renovação do ar no ambiente.
Caso o estabelecimento tenha ar condicionado eles devem ser higienizados por empresa especializada de acordo com a frequência recomendada. Manter essa limpeza em dia e documentada é essencial neste período.
Para a decoração é importante manter algo minimalista, manter apenas o necessário e garantir que tudo seja higienizado diariamente.
Essas recomendações são muito importantes e não se esqueça de sempre conferir a legislação do seu munícipio pois há diversas particularidades.
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