skip to Main Content
LUCRO REAL PARA SUPERMERCADOS

LUCRO REAL PARA SUPERMERCADOS

 

Você já deve saber que o Lucro Real é o melhor regime tributário para Supermercados, mas você sabe por que?

Por Leonardo Bastos – CEO Superfood Contabil

 

 

Pague seus impostos sobre o Lucro do seu Supermercado!

No Regime Lucro real, os percentuais devidos a título de IRPJ e CSLL são aplicados sobre o lucro liquido da empresa, portanto, depois de reduzir todos os custos e despesas de sua receita bruta. Diante disso surge seu nome, por se tratar de o único regime tributário em que os impostos são calculados sobre o “real” lucro das empresas.

Essa variável do Lucro real para com os outros regimes faz com que uma grande parte dos supermercados optem por ele como o modo de pagar seus tributos, pelo motivo principal de que estão arcando com impostos realmente compatíveis aos seus lucros.

 

No lucro real para Supermercados você não paga impostos acumuladamente

A segunda vantagem para esse nicho de negócio optar pelo Lucro real se da na apuração do PIS e COFINS, onde diferentemente do Lucro presumido se calcula de modo “não cumulativo”, onde existe uma apuração mais profunda que busca todos os débitos (vendas) contra todos os créditos (compras e despesas). Para que assim então se chegue no valor devido a titulo das referidas contribuições.

Dessa forma a empresa paga o imposto realmente equiparado a sua margem de lucro e não apenas diretamente a suas vendas totais.

 

Outros benefícios do Lucro Real para Supermercados

Quando um Supermercado opta pelo Lucro real, surgem uma infinidade de oportunidades para que se possa reduzir a carga tributaria.

Diversos produtos possuem isenções e reduções da base de calculo por exemplo e são benefícios para esses supermercados que escolheram o Lucro Real como seu regime tributário.

Outro grande beneficio de supermercados que escolhem o Lucro Real esta na possibilidade de deduzir do valor de impostos a pagar algumas despesas significativas a sua operação. Podemos citar algumas delas como gastos com energia elétrica, aluguel e perdas como as do açougue por desossa.

 

Qualquer supermercado pode optar pelo Lucro Real?

Sim, qualquer supermercado pode optar pelo lucro real, independente de seu faturamento ou porte.

Deve-se apenas realizar uma analise do sistema operacional e impor algumas novas regras internas para que o Lucro Real realmente funcione no Supermercado.

É importante que esse gestor do Supermercado controle com um pouco mais de eficiência suas finanças, pois é dai que sairão as informações base para a implementação da contabilidade, que por sua vez evidenciará o lucro real a ser usado como base para o pagamento de impostos. Portanto, cada despesa não lançada contabilmente pode significar um prejuízo para esse Supermercado.

Quanto paga de impostos um Supermercado no Lucro Real?

Tomando como base que existem algumas diferenças nas legislações estaduais, um supermercado enquadrado no Lucro Real e bem estruturado, deve pagar em media 1,5% a 3% de impostos sobre seu faturamento.

Claro que não pode-se deduzir que qualquer supermercado no lucro real terá esses resultados, por isso é super importante que seja realizado um estudo especifico para cada operação.

 

Não sonegue impostos, não corra riscos

Muitos donos de Supermercados acabam optando por permanecer no Simples Nacional, sonegando impostos, declarando faturamentos inferiores a realidade.

Isso representa um grande risco para a sobrevivência dessas empresas, uma vez que se estas forem fiscalizadas e autuadas, as multas poderão ate mesmo “quebrar” o supermercado.

Existem diversos exemplos de Supermercados que optaram pelo Lucro Real, passaram a não mais sonegar e ainda conseguem pagar menos impostos do que pagavam antes no Simples Nacional sonegando e correndo riscos.

Sendo assim, não existe necessidade de seu Supermercado arriscar sua existência para pagar menos impostos, conte sempre com um especialista que mostrará o melhor caminho.

 

Consultor - Contabilidade para Supermercado | Superfood Cont?bil

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
Muitos brasileiros ainda tratam a contabilidade como um mal necessário,…
Cresta Posts Box by CP