
COMO AUMENTAR OS LUCROS DE SEU SUPERMERCADO
Antes de mais nada, gostaria de perguntar a você que está lendo esse conteúdo, “Você acha possível aumentar os lucros de seu Supermercado”?
Se sua resposta foi NÃO, saiba que muitos Supermercadistas pensam igual a você. Mas vamos estudar mais afundo esse caso e descobrir se podemos aumentar os lucros de um Supermercado.
Primeiramente, é de extrema importância entendermos de que forma é calculado o preço de venda nos mercados e supermercados, operação importantíssima para que se analise o lucro gerado pelo mesmo.
Para que se chegue no preço de venda de um determinado produto, deve-se atribuir a seu preço de custo as despesas e custos da operação, fixas e variáveis, tais como: mão de obra, frete, impostos, e também o percentual de margem de lucro esperada para tal operação.
Sabendo disso, fica mais fácil entender que, se um mercado conseguir diminuir seus custos e despesas, automaticamente criará a possibilidade de um aumento de sua margem de lucro.
Vejamos um exemplo hipotético 1:
No exemplo acima, o Supermercado possuía de despesas fixas um percentual de 20%, despesas variáveis de 70%, restando então um percentual de margem de lucro possível de apenas 10%.
Vejamos agora um exemplo hipotético 2:
Como é possível observar, no exemplo 2, o Supermercado conseguiu uma redução das despesas fixas para 15% e redução das despesas variáveis para 60%, o que ocasionou no aumento de sua margem de lucro de 10% para 25%.
Mas o que fazer para gerar essa redução de despesas fixas e variáveis?
Existem estudos específicos para a redução de cada tipo de despesas, como por exemplo: melhorar os processos de seu supermercado para conseguir obter uma diminuição de colaboradores e assim uma redução de despesas com empregados, realizar projetos de redução de gastos com energia elétrica, entre outros.
Nesse artigo, abordaremos especialmente sobre a redução de impostos, processo que pode levar seu mercado ou supermercado a dobrar sua lucratividade.
O primeiro passo para uma real redução de impostos, é a realização de um planejamento tributário. Esse planejamento tributário deve ser realizado de maneira personalizada para sua empresa e não através de comparativos ou exemplos, pois um simples detalhe pode fazer toda a diferença no momento se alcançar o melhor resultado.
Depois de realizado um planejamento tributário, ou seja, depois que foi definido, qual é o melhor regime tributário para sua empresa (simples nacional, lucro presumido ou lucro real), deve-se analisar estratégias tributarias mais avançadas, que são aquelas desenvolvidas e pensadas por profissionais especialistas em seu seguimento.
A tributação de um mercado ou supermercado bem estruturado, nos dias atuais, variam em torno de 2% do total faturado mensalmente. Se pensarmos em um caso onde um supermercado esteja com uma carga tributaria de 7%, o que é bastante comum segundo as analises realizadas pela SUPERFOOD CONTABIL, e então depois de todos os procedimentos realizados, se chegue nesse percentual de 2%, esses 5% de redução de impostos, representam em muitos casos que, esse supermercado terá seu lucro líquido multiplicado por 2.
O ideal a ser feito por supermercados é sempre permanecer em busca de melhorias e com isso diminuição de custos e despesas, para que assim, seja possível alcançar o tão desejado aumento da lucratividade. Para isso é essencial que você conte com especialistas no assunto, a SUPERFOOD CONTABIL com sua experiencia atendendo supermercados em todo o país, está totalmente apta e capacitada para te ajudar através de demonstrativos práticos, como você pode melhorar os resultados de seu supermercado, basta entrar em contato e falar com um especialista.
Por: Leonardo Bastos
CEO Founder – SUPERFOOD CONTABIL