skip to Main Content
COMO AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DE SEU SUPERMERCADO

COMO AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DE SEU SUPERMERCADO

A geração de lucros é o objetivo principal de qualquer empresa e para os Supermercados essa tarefa representa um desafio maior a cada dia, pois se trata de um ramo de negócio que por característica possui baixa margem de lucro, onde o resultado desejado surge pelo seu faturamento relativamente alto.

Segundo estudos dos setores representativos do seguimento, a margem de lucro efetiva média de um Supermercado gira em torno de 4% a 6%.

O que pode influenciar na lucratividade de um Supermercado?

Quando se sabe que a margem de lucro em um cenário “perfeito” já é baixa a atenção que deve ser apresentada no setor Supermercadista se faz inúmeras vezes maior que em outros ramos que apresentam alta margem de lucros, pois um simples erro no cálculo do preço de venda de um ou mais produtos, pode levar o mesmo a obter prejuízo no período.

O cálculo do preço de venda dos produtos, fator que influencia diretamente na lucratividade de um Supermercado, deve ser sempre realizado em conjunto pelo setor de compras, setor financeiro, setor tributário e setor contábil, pois é importante que se possua a totalidade das informações necessárias para que um possível erro não venha a ser gerado, tanto para um valor de preço de venda menor, o que provavelmente causaria prejuízo financeiro ou até mesmo um preço de venda maior que pode vir a causar uma queda na competitividade em relação a grande concorrência ofertada pelo mercado brasileiro.

E os custos, influenciam na lucratividade de um Supermercado?

Com certeza o custo de um Supermercado deve ser detectado, analisado e reduzido, isso trará um grande diferencial a quem realiza processos com esse intuído em relação aos que não o fazem. Mas a redução de custos de um Supermercado se trata de um assunto que envolve diversos aspectos como planejamento de compras, controle de estoque, controle de despesas fixas e variáveis e planejamento tributário.

De todos esses fatores o planejamento tributário representa o mais complexo de ser desenvolvido pela legislação densa de nosso país, todavia, se for realizado de maneira correta e especifica para cada empreendimento, pode ser um ponto crucial para provocar grande impacto na redução do custo geral do Supermercado.

Por conta da complexidade encontrada na legislação brasileira, o cenário encontrado em nosso país é de uma quantidade enorme de empresas pagando impostos de maneira incorreta, sendo que na grande maioria dos casos esses pagamento estão sendo feitos a mais que o devido e para Supermercados que por característica básica comercializam uma quantidade imensa de mercadorias, onde cada uma possui uma tributação diferenciada, o planejamento tributário periódico é indispensável para a manutenção da lucratividade, pois o que se paga a menos, ou seja, de maneira correta, diminui o custo e consecutivamente é convertido em lucros.

Para se executar um planejamento tributário de seu Supermercado conte sempre com profissionais especializados em seu seguimento, pois deve-se conhecer a fundo a legislação aplicável em cada operação fiscal, pois a interpretação errônea das mesmas pode trazer um prejuízo imensurável para o negócio.

Se existir a possibilidade ou desconfiança de que o Supermercado possa ter realizado pagamentos de impostos indevidos, é importante saber que é possível e recomendável que seja desenvolvido um trabalho de revisão fiscal, alcançando os últimos cinco anos de operação, onde se detectado pagamentos maiores que os devidos, surge o direito de apropriação em forma de créditos, o que por um período trará também grande economia a empresa e aumento da lucratividade naquele período.

 

 

Autor: Leonardo Bastos

CEO- SUPERFOOD CONTÁBIL

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
Micro e Pequenas empresas que optarem pelo empréstimo do Pronampe,…
Cresta Posts Box by CP