Dicas para delivery, quais os pontos principais para segurança dos alimentos
Por: Suellen Toledo dos Santos – Nutricionista do Grupo Tria (empresa especialista em controle de qualidade dos alimentos), conteúdo produzido exclusivamente para clientes da SUPERFOOD CONTÁBIL.
Com a pandemia do novo coronavírus, grande parte dos empresários do ramo da alimentação precisaram se reinventar para manter seus negócios de pé, e a principal alternativa adotada foi o delivery de alimentos. A procura pelo serviço aumentou consideravelmente, algumas pesquisas realizadas na área de food service tem destacado que o delivery se tornou integrante da rotina da população dentro do “novo normal”.
A entrega de alimentos acaba sendo uma comodidade para o cliente, que pode receber a comida no conforto do seu lar, ou onde bem entender, mas é fundamental que ele não esteja recebendo apenas alimentos, e sim, alimentos seguros, com qualidade, que o passem tranquilidade e o deixem com uma boa imagem do seu estabelecimento, aumentando as chances de fidelização. Sendo assim, é importante ter bem alinhado as boas práticas na produção, bem como, os cuidados durante a retirada, transporte e entrega para consumo do cliente.
A seguir, algumas dicas em diferentes etapas do delivery para garantir a segurança dos seus clientes e dos seus colaboradores:
EMBALAGEM
- Deve ter informações sobre a conservação e orientações para o consumo dos alimentos.
- Deve apresentar lacre de segurança para garantir a integridade do produto que será entregue.
RETIRADA
- Local deve ser preferencialmente isolado das demais áreas do estabelecimento, em local que possibilite manter um distanciamento seguro entre os entregadores, e possuir bancada de apoio para colocar os pedidos.
- Deve ser disponibilizado álcool gel ou pia com água e sabão para que os entregadores higienizem as mãos antes de retirar o pedido.
- Fixar informativo orientativo para os entregadores com informações básicas de higiene.
TRANSPORTE
- Atentar-se a temperatura que o produto deve ser conservado e entregue ao cliente, procurando adequar seu meio de transporte a sua necessidade.
- Caixas de transporte devem ser higienizadas com álcool 70% ou desinfetante (sem odor) por fora e por dentro no final de cada entrega.
ENTREGA
- Não apoiar as bags de transporte ou pedido do cliente no chão.
- Evitar tocar em superfícies e objetos do local de entrega e manter distanciamento seguro.
- Incentivar o pagamento online, e quando for o caso de pagamento via cartão, levar a meio de pagamento protegido com papel filme para facilitar a higienização.
- O entregador deve ter álcool gel para higienização imediata das mãos após cada entrega.
A adoção destes cuidados, e a divulgação de que os mesmos estão sendo tomados, podem ser primordiais para que o cliente escolha o seu serviço de entrega dentro de milhares de opções disponíveis.
Para entrar em contato e saber mais sobre os serviços prestados pelo Grupo Tria, parceiro exclusivo da SUPERFOOD CONTÁBIL, utilizem os canais abaixo:
Suellen Toledo dos Santos – CRN-3: 52254
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