Como montar um mercadinho pequeno
Quer saber como montar um mercadinho pequeno em seu bairro?
Preparamos esse artigo para que você possa tirar o projeto de abrir seu mercadinho de bairro do papel de uma vez por todas, vamos lá?
Por Leonardo Bastos – CEO da Superfood Contábil – Contabilidade Especializada em Supermercados
O numero de minimercados ou mercadinhos de bairro como são mais conhecidos, vem crescendo de forma exponencial no Brasil. Isso é reflexo de se tratar de um ramo essencial para todas as pessoas, sendo assim um negócio com altas chances de sucesso e com menor impacto em crises com a que estamos vivendo (COVID 19).
Mas não basta apenas decidir montar um mercadinho, deve-se saber como fazer isso de forma correta!
Então vamos as dicas:
Saiba se seu bairro permite atividade comercial
Esse é um dos primeiros e principais pontos a se verificar antes de pensar em montar seu mercadinho de bairro. Existem bairros que são estritamente residenciais, portanto a prefeitura não irá te conceder permissão para exercer sua atividade comercial.
Entre em contato com o setor pertinente de sua prefeitura ou peça auxilio a seu contador para não ser surpreendido a respeito desse assunto.
Avalie seus potenciais clientes e concorrentes
Não é por que se trata de uma atividade essencial que seu mercadinho terá sucesso em qualquer ponto ou localização.
Por isso é necessário que antes de montar seu mercadinho, você avalie seus concorrentes próximos e tente entender e traçar um plano para ter um diferencial que levem os clientes a comprarem de você.
É super valido também, fazer pesquisa com algumas pessoas do bairro, perguntando a elas o que elas achariam de ter um novo mercado ali, quais produtos elas mais comprariam e etc.
Crie seu mix de produtos
Como você já avaliou o que as pessoas de seu bairro mais compram em supermercados, pense e crie um mix de produtos estrategicamente em cima dessas informações.
Produtos perecíveis devem ser um dos principais focos, pois são eles que atrairão os clientes todos os dias para seu mercadinho.
Ter um ótimo pão francês e frutas e verduras são ótimas opções para atrair e manter seus potenciais clientes.
Lembre-se sempre de manter sua qualidade, pois assim irá fidelizar seus clientes.
Abra o CNPJ de seu mercadinho
Depois de ter seu plano estruturado é a hora de partir para a ação e constituir sua empresa.
Para isso, busque uma empresa de contabilidade especializada em Supermercados, pois assim você terá total confiança e segurança de que seus processos estarão sendo realizados de forma correta.
Uma contabilidade especializada também ira te dar todas as informações necessárias como tributação de produtos, margem de lucro, legislação trabalhista entre outros assuntos específicos de seu mercadinho.
Não perca tempo, comece agora mesmo o processo de abertura de seu mercadinho de bairro.