Como aproveitar os espaços de seu mercado e vender mais
Você sabia que existem estratégias para aproveitar o espaço de seu mercado e vender mais?
Por: Gustavo Gushiken – Especialista em gestão de varejo – Sócio da KOTAKI, Fundador da Academia do Varejo e Consultor da Superfood Contábil.
Neste artigo será explicado de forma simples como você pode aproveitar melhor os espaços de seu Supermercado ou Mini mercado, tendo como consequência o aumento de vendas.
Para isso, abordaremos alguns princípios básicos que você deve saber e utilizar em seu negócio.
Ponta de gondola do mercado
Ponta de gondola nada mais é do que a parte frontal. Aquele local onde o cliente passa ao entrar e ao sair de um corredor em seu mercado.
A ponta de gondola é o espeço mais nobre de seu mercado, portanto deve ser muito bem aproveitado.
Uma dica super importante nesse ponto é de não utilizar esse espaço como uma continuação do corredor. Sendo assim o ideal é que você insira na ponta de gondola produtos que naturalmente não estão na sessão.
Você acaba atingindo o cliente pela surpresa e impulso. Um exemplo seria introduzir cerveja em uma ponta de gondola de um corredor de matinais, pois esse cliente que provavelmente não entrou em sua loja para comprar cerveja pode acabar levando esse produto pelo impulso.
Muito interessante também que você utilize esse espeço para realizar promoções de seus itens, pois estarão em total evidencia e irá atrair mais clientes a sua loja.
Aproveite o espeço dos corredores de seu mercado para vender mais
Alguns mercados possuem corredores largos e isso pode ser uma ótima oportunidade de gerar maior exposição de produtos.
Nesses casos é possível criar uma “prateleira” com os próprios produtos empilhados, prontos para retirada dos clientes.
Alguns exemplos de produtos que são possíveis de se realizar esse procedimento são as cervejas em caixas, caixas de leite e refrigerantes.
Utilize produtos que geram fluxo de clientes de forma estratégica e venda mais em seu mercado
Produtos que geram fluxo são aqueles essenciais, ou seja, aqueles que seus clientes precisam e vão ate seu mercado para comprar.
Sendo assim, podemos utilizar esse produtos em locais estratégicos para gerar mais fluxo de pessoas nos corredores de seu mercado que normalmente não seriam muito visitados.
Um desses corredores por exemplo é o de perfumaria. Mas como gerar mais fluxo no corredor de perfumaria?
Uma estratégia interessante é inserir papel higiênico e fraudas no final desse corredor. Fazendo isso, seus clientes terão que percorrer por todo o corredor, se deparando com os produtos de perfumaria e comprando por impulso ou pelo uso do Cross.
Fique ligado
Existem diversas estratégias de como você pode aproveitar os espaços de seu mercado e vender mais, fique ligado em nossos conteúdos aqui na Superfood Contábil, Kotaki e Academia do Varejo!
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