ATENÇÃO AO DEPARTAMENTO PESSOAL DE SEU SUPERMERCADO, REDUZA RISCOS E CUSTOS
Por: Leonardo Bastos
CEO Founder – SUPERFOOD CONTÁBIL
Cada departamento de uma empresa exige uma análise minuciosa de um profissional especialista no seguimento, pois com a complexidade encontrada em todas as operações necessárias para o funcionamento de um negócio, fica fácil notar a grande vulnerabilidade a erros, o que se transforma em potenciais riscos e no aumento do custo operacional.
O departamento pessoal normalmente é deixado de lado quando o assunto é planejamento operacional e tributário, contudo isso não deve acontecer se você deseja ter um supermercado de sucesso.
O departamento pessoal de supermercados possui desafios ainda maiores do que em outros seguimentos, uma vez que é detentor de uma grande diversidade de setores e consequentemente cargos distintos.
O que pode ser feito para melhorar isso em seu Supermercado?
Para que se tenha maior segurança trabalhista, o ideal é que se possua um plano de cargos bem definido, normas de compliance voltadas a cada setor especifico, acompanhamento de um profissional ou empresa especializada em saúde e segurança do trabalho e o acompanhamento de um profissional ou empresa especialista na interpretação e aplicabilidade da legislação trabalhista e convenção coletiva de Supermercados.
Cumprindo todos esses aspectos, o Supermercado inicia um programa de compliance que tem como principal função a diminuição dos riscos incidentes nas operações desse departamento da empresa.
Alem de diminuir os riscos trabalhistas, é possível também diminuir o custo?
Sim, é possível realizar uma redução de custos voltados ao departamento pessoal através de estudos realizados por um especialista no assunto. Com a complexidade encontrada na legislação brasileira é muito comum encontrar empresas realizando operações equivocadas ou até mesmo pela falta de conhecimento deixando de se apropriar de benefícios de direito, e assim acabam elevando seus custos.
O planejamento tributário e compliance voltados a área trabalhista em especifico, visa a realização de análise de todos os tributos e contribuições que possuem como base as verbas pagas a empregados e autônomos como: INSS de empregados, INSS patronal, FGTS, PIS sobre a Folha, Imposto de renda retido na fonte, entre outros.
Um exemplo básico das divergências que podem ser encontradas, pode ser observada quando tratamos da base de cálculo para aplicação da alíquota de 20% a título de INSS patronal conforme art. 22, da Lei 8.212/91, é comum encontrar empresas que simplesmente realizam esse cálculo utilizando como base o valor total de sua folha de pagamento no mês, porem existem uma diversidade desses valores que podem ser excluídos da base de cálculo por se tratarem de verbas não salariais, esse erro pode levar a empresa a uma elevação considerável de seu custo no período.
Existe uma diversidade de operações a serem realizadas na empresa com intuito de trazer uma redução financeira e também de seus riscos trabalhistas, por isso deve constantemente ser submetida a análise, estudo e planejamento desenvolvido por especialistas de confiança.