skip to Main Content
Whatsapp Image 2021 01 13 At 10.16.10 - Contabilidade Especializada | Superfood Contábil

Legislação: Principais normas do setor de alimentação

O setor de alimentação é um dos favoritos dos empreendedores brasileiros, mas para que atuem na área é necessário conhecer e estar de acordo com as legislações sanitárias.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece as práticas de fiscalização e estabelece as normativas para o setor de alimentos vinculados ao Ministério da Saúde,  a principal legislação que temos como referência da Anvisa é a Resolução Nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, ou seja, nela são estabelecidas as boas práticas e procedimento adequados que um normas técnicas que um estabelecimento de alimentação deve adotar para obter um alimento de qualidade ao consumidor.

Outra resolução importante para o setor é a nº 275, de 21 de outubro de 2002, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos, ou seja, aborda sobre os POP’s obrigatórios no estabelecimento e trás um checklist que possibilita avaliar se o local está ou não funcionando de acordo as obrigatoriedades impostas por lei.

Assim como as resoluções citadas acima, existem algumas portarias que também tratam das Boas Práticas de Fabricação, como a Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997; Portaria MS nº 1428, de 26 de novembro de 1993; e Portaria nº 368, de 4 de setembro de 1997 – focada em estabelecimentos sob fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

       Todas as legislações mencionadas até aqui são de âmbito nacional, valendo para todo território brasileiro, mas é importante ficar atento as leis e normas específicas do estado e município em que está localizado seu negócio.

Em São Paulo por exemplo, temos como principais legislações sanitárias vigentes, em âmbito estadual a Portaria CVS 5, de 9 de abril de 2013, que tem como objetivo estabelecer os requisitos essenciais de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados para os estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação.

Em âmbito municipal  a Portaria nº 2619, de 6 de dezembro de 2011, que regulamenta sobre as Boas Práticas e Controle de condições sanitárias e técnicas das atividades relacionadas a? importação, exportação, extração, produção, manipulação, beneficiamento, acondicionamento, transporte, armazenamento, distribuição, embalagem, reembalagem, fracionamento, comercialização e uso de alimentos, águas minerais e de fontes, bebidas, aditivos e embalagens para alimentos.

 

Como acompanhar as mudanças?

As legislações sanitárias estão disponíveis para consulta pela internet, e são aliadas do empresário para que ele mantenha seu estabelecimento de acordo com a lei, sempre pensado que um alimento seguro e de qualidade é de extrema importância para o seu cliente, fique atento as normas vigentes no seu Estado e Município.

 

Para entrar em contato e saber mais sobre os serviços prestados pelo Grupo Tria, parceiro exclusivo da SUPERFOOD CONTÁBIL, utilizem os canais abaixo:

 

Suellen Toledo dos Santos – CRN-3: 52254

Telefone: (11) 5565-0644

Whatsapp: (11) 97317-5273

E-mail: contato@grupotria.com.br

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
O primeiro ponto a se analisar é o lucro bruto…
Cresta Posts Box by CP